top of page

Aplicação de bomba peristáltica em cromatografia e filtração de purificação.


Cromatografia é uma técnica analítica que tem por finalidade geral a separação e/ou purificação de misturas, quando acoplados com detectores de massas ou UV/Vis fornecem também informações a cerca da identidade da molécula. É um tipo de tecnologia de separação de misturas e tem uma ampla gama de aplicações em química analítica, química orgânica e bioquímica. A cromatografia utiliza a diferença nas propriedades físico-químicas dos componentes da mistura para separar e medir a mistura de vários componentes. De acordo com o mecanismo cromatográfico, pode ser dividido em cromatografia de adsorção, cromatografia de partição, cromatografia de troca iônica, cromatografia de filtração em gel e semelhantes. De acordo com a forma de operação, ela pode ser dividida em cromatografia em coluna, cromatografia em papel, cromatografia em camada fina e similares.

É técnica utilizada quando existem pequenas quantidades de amostra e os componentes da mistura têm diferentes capacidades de se afixar num material suporte. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa, envolve uma série de processos de separação de misturas. Para o processo de separação de misturas, a mistura passa por duas fases sendo uma estacionaria (fixa, sendo um material poroso como um filtro) e outra móvel ( como um liquido ou um gás, que ajuda na separação da mistura), sendo que os constituintes dessa misturas interagem com as fases através de forças intermoleculares e iônicas, fazendo a separação.

A filtração é usada principalmente para remover material particulado ou outro material em suspensão do fluido. Existem dois tipos principais de mecanismos de filtragem, um baseado no tamanho das partículas, como interceptação, peneiramento e captura de superfície. A outra é a adsorção, ou seja, as partículas aderem ao filtro sob carga/química. Os filtros são geralmente classificados em três tipos: filtro de profundidade (filtro primário), filtro de superfície (filtro intermediário) e filtro de membrana (filtro profundo). Os filtros de membrana são ainda divididos em microfiltração (esterilização, remoção de partículas), ultrafiltração (separação de macromoléculas), nanofiltração (separação de moléculas pequenas) e semelhantes. Para garantir o efeito de filtragem de impurezas ou separação de substâncias.

Demanda de mercado

A bomba peristáltica Fluicon fornece líquido contínuo e estável e pressão positiva para pequenos dispositivos de filtragem/purificação em pré-tratamento de amostras ou produção em pequena escala e em escala piloto em laboratórios de pesquisa científica para controlar com precisão o volume e a velocidade do líquido;

Dispositivos comuns como filtros de disco, sistemas de ultrafiltração de fluxo tangencial, colunas de cromatografia, colunas de purificação de proteínas, cartuchos de extração em fase sólida, etc.;

Alguns dispositivos precisam controlar automaticamente a pressão de entrada da bomba peristáltica para proteger a membrana do filtro. A própria bomba peristáltica possui uma função de adaptação à pressão que fornece um fornecimento de líquido estável e preciso, ao mesmo tempo em que atende à pressão máxima.



Vantagens da bomba peristáltica

Para garantir o nível de limpeza do produto após filtração/cromatografia, é necessário evitar contaminação secundária do fluido no sistema durante o processo de filtração/cromatografia. As bombas peristálticas são ideais para bombear fluidos em tais processos:

1. A bomba peristáltica fornece transferência de fluido estável e de alta precisão e mantém a pressão do fluido estável durante o transporte.

2. Quando a bomba peristáltica bombeia o fluido, ele entra em contato apenas com a mangueira, e a mangueira que atende aos requisitos de higiene pode ser selecionada para evitar contaminação secundária do fluido durante o transporte. Transfira diferentes fluidos e simplesmente substitua a mangueira para evitar contaminação cruzada entre diferentes fluidos.

3. A bomba peristáltica é adequada para o transporte de líquidos contendo partículas sólidas. Quando usado em combinação com filtros, ele pode efetivamente remover partículas ou outros materiais em suspensão do fluido sem danificar o corpo da bomba.

4. A bomba peristáltica tem uma baixa força de cisalhamento e não é substituível por outras bombas para a transmissão de baixa perda de substâncias biologicamente ativas no fluido.

Este post contou com informaçoes fornecidas por Baoding Chuangrui Precision Pump Co., Ltd. e contou com o trabalho de tradução e edição do Eng. Marcio de Paula.


Aviso de direitos autorais


Proibida toda cópia, reprodução, mesmo que parcial de todo o material publicado neste Blog, ou qualquer outra forma de uso.


 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
9.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
009.png

Rua Sergipe n° 2134

Marechal Candido Rondon - PR

CEP 85960-244

Fale conosco (Fone e Whats)

(45) 99830-9462

contatofluicon@gmail.com

bottom of page