top of page

O que é uma bomba peristáltica ?

As bombas peristálticas também são chamadas de bombas de rolete. O princípio é apertar a mangueira através da rotação do rolete com o movimento do rotor para fazer o líquido fluir. . O líquido só entra em contato com a mangueira, e a mangueira pode ser autoclavada para evitar contaminação durante o processo de transferência de líquido. Geralmente, a bomba peristáltica pode funcionar com diferentes motores ou acionadores, diferentes cabeçotes de diferentes bombas peristálticas de modo a atender às necessidades de clientes com diferentes faixas de vazão e diferentes funções..


Como funciona a bomba peristáltica?


As bombas peristálticas são como apertar uma mangueira cheia de líquido com os dedos, e o líquido avança conforme os dedos deslizam ao longo do tubo.

Quando o rolete comprime a mangueira ele empurra o fluido para fora da mangueira, e quando o rolete deixa de comprimir a mangueira ela volta ao estado original, causando assim também a sucção da bomba.

Como o fluido é comprimido por roletes em sequencia a bomba pode pulsar o fluxo de fluido bombeado, a pulsação depende da velocidade e do numero de roletes que o rotor possui.

Como a mangueira é removível, ela é a parte da bomba que tem contato com o fluido, a limpeza e higienização depende apenas do interior da mangueira, não há peças móveis e nem partes difíceis de serem limpas e higienizadas.

Posso alterar o fluido a ser bombeado apenas substituindo a mangueira, pois é ela que conduz o fluido. As mangueiras são substituidas rapidamente, graças as tecnologias desenvolvidas pelas CR Pumps.

A bomba peristáltica é composta de três partes: acionador (motor), cabeça da bomba e mangueira.



· Sem contaminação. Como a única parte da bomba em contato com o fluido bombeado é o interior do tubo, é fácil esterilizar e limpar as superfícies internas da bomba.


· Baixa necessidade de manutenção. Sem necessidade de válvulas, vedações e retentores facilitando e reduzindo a manutenção.


· Podem bombear lamas, fluidos viscosos, sensíveis ao cisalhamento e agressivos.


· O design da bomba evita refluxo e sifonagem sem válvulas.


· Uma quantidade de fluido é bombeada por rotação, de modo que pode ser usada para medir aproximadamente a quantidade de fluido bombeado.


Três fatores principais que afetam a escolha de uma bomba peristáltica


1. Diâmetro interno do tubo (ID)

Para uma determinada rpm da bomba, um tubo com maior ID dará maior taxa de fluxo do que um com menor ID. (ID - Diâmetro interno do tubo)


2. Taxa de Fluxo

A vazão é um importante parâmetro para uma bomba e vazão é determinada por muitos fatores, como:

DI do tubo - maior vazão com maior DI.

Cabeça da bomba - cada modelo de bomba tem uma vazão própria.

Velocidade RPM - Velocidade de rotação, quanto maior a RPM mais vazão.

Pulsação de entrada - a pusação reduz o volume de enchimento da mangueira.


3. Pulsação

A pulsação é um fator importante e efeito colateral da bomba peristáltica. A pulsação é determinada por muitos fatores, tais como:

Taxa de fluxo - maior taxa de fluxo, mais pulsação

Comprimento da linha - Longas linhas de tubo tem mais pulsação

Velocidade da bomba mais alta - RPM maior mais pulsação

Densidade de fluido maior mais pulsação


Este post contou com informaçoes fornecidas por Baoding Chuangrui Precision Pump Co., Ltd. e contou com o trabalho de tradução e edição do Eng. Marcio de Paula.

Aviso de direitos autorais

Proibida toda cópia, reprodução, mesmo que parcial de todo o material publicado neste Blog, ou qualquer outra forma de uso.

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
9.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
009.png

Rua Sergipe n° 2134

Marechal Candido Rondon - PR

CEP 85960-244

Fale conosco (Fone e Whats)

(45) 99830-9462

contatofluicon@gmail.com

bottom of page