Bomba peristáltica no tratamento de águas.
- Eng. Marcio de Paula

- 27 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Bomba peristáltica é amplamente utilizada no processo de tratamento de esgoto. A dosagem de produtos químicos seguros, precisos e eficientes é o objetivo de todas as operações de tratamento de águas residuais.
Nos últimos anos, com o avanço contínuo da industrialização e da urbanização, a economia social alcançou um rápido desenvolvimento, mas o problema da poluição resultante também se tornou um problema importante a ser resolvido. E o tratamento de esgoto tem se tornado cada vez mais uma parte indispensável do desenvolvimento econômico e da água e proteção de recursos. Portanto, desenvolver vigorosamente a tecnologia de tratamento de esgoto e o nível de industrialização é uma maneira importante de prevenir e controlar a poluição e aliviar a escassez de água. A bomba peristáltica também desempenha um grande papel neste processo.

Bombas peristálticas BT, série M, muito utilizadas para vasão continua e precisa em sistemas de dosagem de produtos no tratamento de agua.
Devido às suas características, uma bomba peristáltica é amplamente utilizada no processo de tratamento de esgoto. A dosagem de produtos químicos de forma segura, precisa e eficiente, torna sua aplicação indispensável. A bomba peristáltica tem uma alta precisão de transmissão de fluido, o que pode garantir a precisão da quantidade de reagentes líquidos adicionados, para que a qualidade da água possa ser efetivamente tratada ao mesmo tempo sem que adicione muitos componentes químicos prejudiciais. Além disso, em uma variedade de instrumentos de teste e análise de qualidade da água, a bomba peristáltica também será usada para a transmissão de amostras testadas e reagentes analíticos.

A bomba peristáltica tem uma forte capacidade autoescorvante, que pode ser usada para elevar o nível da água do esgoto a ser tratado. A bomba peristáltica tem baixa força de cisalhamento e não prejudica a eficácia do floculante ao transportar floculante sensível ao cisalhamento.
Nas Estações de Tratamento de Água, são necessárias dosagens de diferentes tipos produtos químicos em cada uma de suas etapas.
-Na desinfecção por exemplo, o hipoclorito de sódio, dependendo do processo pode desprender gases e ocasionar bloqueio no momento da dosagem.
-O (PAC) policloreto de alumínio e o sulfato de alumínio, que possuem uma característica corrosiva, e são utilizados nas etapas de coagulação, floculação, sedimentação e filtração.
-A dosagem da cal, é feita para correção de pH ou para evitar incrustações nas tubulações e a dosagem do carvão ativado que é utilizado na remoção de odor e sabor.
E para todas essas aplicações, é preciso uma bomba onde o produto não fique em contato diretamente com suas partes construtivas.
Na bomba peristáltica o fluxo de fluido é apenas dentro da mangueira, o liquido bombeando não entrará em contato com a bomba, apenas o tubo da bomba, então não haverá fenômeno de atolamento ou desgaste mecânico, o que significa que a bomba pode continuar a trabalhar por um longo tempo, e a mesma bomba, simplesmente substituir o tubo da bomba que teve contato com o fluido. À medida que o tratamento de águas residuais municipais e industriais se torna mais especializado e complexo, a distribuição precisa, o transporte de produtos químicos e as operações de transferência de produtos são essenciais. A bomba peristáltica torna-se a parte mais importante do tratamento de esgoto.







Comentários